Administração

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Nome
Benjamin Steinbruch

É integrante do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de novembro de 2016, ocupando o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Companhia. É membro do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”) desde 23 de abril de 1993, ocupando, desde 28 de abril de 1995, o cargo de Presidente do Conselho de Administração da CSN, onde ocupa também o cargo de Diretor Presidente desde 30 de abril de 2002, sendo também responsável pelas áreas, institucional e participações minerárias e ferroviárias. Também é Presidente do Conselho de Administração da CSN Cimentos S.A. (empresa controlada da CSN) e Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação CSN. Atualmente, ocupa, ainda, o cargo de Presidente do Conselho de Administração nas empresas Textília S.A., Fibra Cia. Securitizadora de Créditos Imobiliários, Banco Fibra S.A., Elizabeth S.A. 􀂱􀀃Indústria Têxtil e Vicunha Steel S.A, bem como é Vice-Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Aços S.A., membro do Conselho de Administração da Vicunha Participações S.A., Diretor da Rio Purus Participações S.A. e da Rio Iaco Participações S.A., administrador da Fazenda Alvorada de Bragança Agro-Pastoril Ltda. (todas essas sociedades fazem parte do grupo controlador da CSN). É presidente do Conselho de Administração do Jockey Club de São Paulo e membro do Conselho Administrativo da Câmara Portuguesa. Nos últimos 5 anos, foi 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo 􀂱􀀃FIESP, membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP, Conselheiro do Instituto Roberto Simonsen e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, membro do CCI 􀂱􀀃Conselho Consultivo Interinstitucional do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Presidente do Conselho de Administração da Nacional Minérios S.A. (incorporada pela CSN Mineração S.A. em 2015), Presidente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. e da FTL 􀂱􀀃Ferrovia Transnordestina Logística S.A., e administrador do Haras Phillipson Ltda. (sociedade extinta em novembro de 2017). É formado em Administração pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas 􀂱􀀃SP, com pós-graduação em Marketing e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – SP.

Marcelo Cunha Ribeiro

Ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de janeiro de 2021, tendo anteriormente ocupado do cargo de Diretor de Financeiro e de Relações com Investidores no período de 15 de outubro de 2020 a 21 de janeiro de 2021. É Diretor Executivo de Finanças da Companhia Siderúrgica Nacional, sendo responsável pelas áreas de tesouraria, controladoria, tributária e de contabilidade, cumulando as funções de Diretor Executivo de Relações com Investidores. Também atua como Diretor da Minérios Nacional S.A., Diretor da Elizabeth Cimentos S.A.., Diretor Superintendente e de Relações com Investidores da CSN Cimentos S.A., Diretor Financeiro da Berkeley Empreendimentos e Participações S.A., membro do Conselho de Administração da CSN Resources S.A. e membro do 􀂳Supervisory Board􀂴􀀃da Stahlwerk Thüringen GMBH (todas controladas da CSN), Presidente do Conselho de Administração da FTL 􀂱􀀃Ferrovia Transnordestina Logística S.A., Diretor Administrativo-Financeiro da EQUIMAC S.A., membro do Conselho de Administração e membro do comitê estratégico da MRS Logística S.A., Presidente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (todas controladas em conjunto pela CSN), bem como Presidente do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional 􀂱􀀃CBS. Antes de ingressar no grupo CSN, atuou como Diretor Financeiro do Grupo St. Marche, Vice-Presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Restoque Comércio e Confecções de Roupas S.A., Diretor Financeiro do Grupo SBF (GP Investimentos Ltd), Managing Director na área de Private Equity da GP Investimentos Ltd. e Diretor Financeiro da San Antonio International Ltd., bem como membro do Conselho de Administração do Hopi Hari S.A., Telemar Norte Leste S.A. (Oi S.A.), Contax Participações S.A., Estácio Participações S.A., Magnesita Refratários S.A., e BR Towers SPE1 S.A.. Formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui MBA pela Harvard Business School.

Victoria Steinbruch

Ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de janeiro de 2021. Atualmente é Assessora da Presidência da Companhia Siderúrgica Nacional, cargo que ocupa desde 2020, tendo ocupado, anteriormente, o cargo de Gerente de Gestão de Resultados da CSN entre os anos de 2017 a 2019. Também ocupa os cargos de membro do Conselho de Administração da CSN Cimentos S.A. e da CBSI – Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura (todas controladas da CSN), dos Conselhos Deliberativos da Fundação CSN e da CBS – Caixa Beneficente dos Empregados da CSN e de membro do Conselho de Administração da Elizabeth S.A. Indústria Têxtil, empresa do grupo controlador. Nos últimos 5 anos também foi analista de research de investimentos internacionais da M Square. É formada em Economia pela Barnard College, Columbia University (Nova York), com Mestrado (Msc) pela London School of Economics (Londres).

Helena Olímpia de Almeida Brennand Guerra

Ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de janeiro de 2021. Atualmente é Diretora de Sustentabilidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da Companhia Siderúrgica Nacional desde junho de 2020, e também ocupa o cargo de membro efetivo do Conselho de Administração da CSN Cimentos S.A.. Anteriormente ocupou cargos de Diretora Geral Corporativa, Vice- Presidente de Governança e Compliance Diretora Corporativa de Sustentabilidade e QSMS no Grupo STR, que integra as empresas Petra Energia, Vicenza Mineração, Arborm e STR Energia. É graduada em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Politécnica de Pernambuco e Especialização em Direito Ambiental pela PUC/SP.

Hiroshi Akiba

Ocupa o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia desde 15 de outubro de 2020. Ocupa o cargo de Chief Executive Officer para América Latina na ITOCHU Corporation e de Diretor Presidente na Itochu Brasil S.A. desde abril de 2020. Juntou-se à ITOCHU Corporation em abril de 1986 e ocupou diversas posições desde então, incluindo as posições de General Manager Brisbane Office e General Manager of Coal Department, Presidente e CEO da Itochu Coal Americas Inc., Deputy COO, Coal, Nuclear Fuel and Solar Division, e General Manager da Regional de Tohoku da Itochu Corporation. Graduado em Economia pela Keio University.

Miguel Ethel Sobrinho

Ocupa o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 30 de novembro 2016. Também é membro independente do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”), desde 26 de abril de 2019, membro do Comitê de Auditoria da CSN, desde 03 de maio de 2019, e membro do Conselho de Administração da CSN Cimentos S.A.. Também é Diretor e acionista da Participa Empreendimentos Imobiliários e Participações Ltda., atuando como empresário e desenvolvedor de atividades que visam participações em shopping centers, projetos de energia hídrica e a gás e em redes de fast food. É formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade São Paulo, mestre em Administração (MBA) pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo, foi Professor de Análise de Investimentos e Projetos na Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo e membro do Conselho Curador e fundador da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo. O Sr. Miguel Ethel Sobrinho atende aos requisitos de membro independente do conselho de administração da Companhia à medida que preenche todos os requisitos da definição de conselheiro independente previstos no Regulamento de Nível 2 da B3: (i) não possui qualquer vínculo com a Companhia, exceto participação de capital, (ii) não é acionista controlador e não possui vínculo com este, pois também atua como membro independente de seu conselho de administração, (iii) não foi, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia ou de qualquer de suas afiliadas, (iv) não é fornecedor ou comprador de serviços ou produtos da Companhia, (v) não é administrador de sociedade que demande serviços ou produtos em magnitude que implique perda de independência, tendo em vista que no período de nove meses findo em 30 de setembro de 2020 apenas 11,29% da receita líquida da Companhia decorre de vendas à acionista controladora, CSN, (vi) não é cônjuge ou parente de outro administrador da Companhia, e (vii) não recebe outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro.

Yoshiaki Nakano

Ocupa o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de janeiro de 2021 e de membro do Comitê de Auditoria desde 28 de janeiro de 2021, sendo designado como Coordenador do Comitê de Auditoria da Companhia em 04 de maio de 2022. Além disso, desde 29 de abril de 2004 é membro independente do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”) e também de seu Comitê de Auditoria desde 24 de junho de 2005, ocupando a função de presidente do Comitê de Auditoria desde 30 de outubro de 2017. Atua também como membro titular do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN) e membro independente do Conselho de Administração da CSN Cimentos S.A. (controlada CSN). Além disso, atua como Diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo desde 2003. Nos últimos 5 anos, atuou como professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas , membro do Conselho Superior de Economia (COSEC) da FIESP/IRS e integrou o Conselho de Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP até 2015. Anteriormente, foi Secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com Mestrado e Doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O Sr. Yoshiaki Nakano atende aos requisitos de membro independente do conselho de administração da Companhia à medida que preenche todos os requisitos da definição de conselheiro independente previstos no Regulamento de Nível 2 da B3: (i) não possui qualquer vínculo com a Companhia, exceto participação de capital, (ii) não é acionista controlador e não possui vínculo com este, pois também atua como membro independente de seu conselho de administração, (iii) não foi, nos últimos 3 (três) anos, empregado ou diretor da Companhia ou de qualquer de suas afiliadas, (iv) não é fornecedor ou comprador de serviços ou produtos da Companhia, (v) não é administrador de sociedade que demande serviços ou produtos em magnitude que implique perda de independência, tendo em vista que no período de nove meses findo em 30 de setembro de 2020 apenas 11,29% da receita líquida da Companhia decorre de vendas à acionista controladora, CSN, (vi) não é cônjuge ou parente de outro administrador da Companhia, e (vii) não recebe outra remuneração da Companhia além daquela relativa ao cargo de conselheiro.

Daisuke Hori

Ocupa o cargo de membro suplente do Conselho de Administração da Companhia. Anteriormente ocupou o cargo Diretor de Planejamento Estratégico na Companhia, de 2018 a março de 2021, bem como atuou como Conselheiro da Itochu Brasil S.A., membro suplente do Conselho de administração da Nacional Minérios S.A. (de 2008 a 2013) e gerente do Departamento de Minério de Ferro da Itochu Corporation (de 2016 a 2018). Atualmente também atua como Diretor da Itochu Brasil S.A. e da Japão Brasil Minério de Ferro Participações Ltda., desde abril de 2021. Formado em Ciências Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Doshisha, em Kyoto, Japão.

DIRETORIA
Nome
Enéas Garcia Diniz

Ocupa atualmente o cargo de Diretor Superintendente na Companhia, atuando como Diretor desde 21 de novembro de 2016. Ocupou o cargo de Diretor Executivo da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”) de 21 de junho de 2005 até 31 de julho de 2016, tendo atuado como responsável pelas áreas de produção em siderurgia e cimentos, de energia, de portos, de mineração e de meio ambiente. Trabalhou na CSN desde 1985, tendo exercido anteriormente as seguintes funções: Gerente Geral de Laminação a Quente, Gerente Geral de Manutenção, Diretor de Metalurgia, Diretor da Usina Presidente Vargas e conselheiro da Nacional Minérios S.A. Foi também conselheiro na Arvedi Metalfer do Brasil S.A., Cia. Metalic Nordeste, Companhia Metalúrgica Prada, Congonhas Minérios S.A. (atual CSN Mineração S.A.), Itá Energética S.A., Sepetiba Tecon S.A., Lusosider – Aços Planos S.A. e Lusosider Projectos Siderúrgicos S.A. Foi também Diretor da Cia Metalic Nordeste, Companhia Florestal do Brasil, Companhia Metalúrgica Prada, CSN Energia S.A., Estanho de Rondônia S.A., Itá Energética S.A., Mineração Nacional S.A. e Stahlwerk Thüringen GmbH (“SWT”). Atualmente, também atua como Diretor da Fundação CSN e da Minérios Nacional S.A., bem como é membro do Conselho de Administração da MRS Logística S.A. É formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com MBA em Estratégia Industrial e Gestão de Negócios pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro e MBA empresarial pela Fundação Dom Cabral de Belo Horizonte – MG.

Pedro Barros Mercadante Oliva

Ocupa o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Companhia desde 21 de janeiro de 2021. É Assessor da Presidência da Companhia Siderúrgica Nacional desde 2019. Também atua como Presidente do Conselho de Administração da Equimac S.A., membro do Conselho de Administração da CBSI Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura, membro suplente do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A., membro suplente do Conselho de Administração da FTL – Ferrovia Transnordestina Logística S.A. (todas controladas ou controladas em conjunto da CSN), membro do Conselho Fiscal da Fundação CSN, membro suplente do Conselho Deliberativo da Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional 􀂱􀀃CBS e membro do Conselho de Administração da Mitre Realty. Nos últimos 5 anos foi co-fundador e é sócio e membro do Conselho da Brasil Student Housing, empresa focada no desenvolvimento e operação de residências estudantis no Brasil e consultora especializada de FIP focado neste segmento. Também foi sócio da Leste Investimentos com atuação em private equity, vice-presidente e membro do Conselho de Administração da Petra Energia, membro do Conselho de Administração da Vicenza Mineração, membro do Conselho de Administração da Parnaíba Geração e Comercialização de Energia e membro fundador do URBEM (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole). Graduado em Economia pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), com Master of Finance na Judge Business School, University of Cambridge, Program for Leadership Development pela Harvard Business School e Executive Negotiation Workshop: Bargaining for Advantage pela Wharton Business School.

Hironori Makanae

Ocupa o cargo de Diretor de Planejamento Estratégico na Companhia desde 30 de abril de 2021. Atuou junto à Itochu Corporation de março de 2005 até março de 2021, ocupando diversas posições na corporação, incluindo as posições de Vice Gerente Geral no departamento de Minério de Ferro e Siderurgia, Gerente Geral de Perth Office e do Departamento de Metais e Recursos Minerais na Itochu Australia Ltd., Gerente Geral e Diretor na área de Minério de Ferro e Recursos Siderúrgicos na Itochu Minerals & Energy of Australia Pty Ltd. Cumulativamente a esse período, atuou como Diretor Sênior na área de Planejamento e Administração na Metals Division Company e Diretor Vice Presidente da Nacional Minérios S.A., sociedade que foi incorporada pela Companhia. É bacharel em Ciência Política formado pela Universidade Keio no Japão, com especialização em Estratégia Corporativa Internacional, bem como MBA em Administração de Empresas ambas pela Universidade Hitotsubashi no Japão, e Advanced Management Program pelo IMD (Suíça).

Otto Alexandre Levy Reis

Ocupa o cargo de Diretor de Investimentos na Companhia desde 25 de junho de 2021. Atuou como Secretário de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais de janeiro de 2019 até abril de 2021. Anteriormente, de novembro de 2008 até dezembro de 2018, atuou como Diretor da Magnesita Refratários S.A, tendo ocupado a posição de Diretor Geral de Operações desde 2013. De 1995 a 2008 foi consultor e sócio da Falconi Consultoria. É bacharel em Engenharia Metalúrgica, pela Universidade Federal de Minas Gerais (“UFMG”), tendo sido premiado com o prêmio Alcindo Vieira por ter se graduado em primeiro lugar no curso.

Ricardo Grossi Neves

Ocupa o cargo de Diretor de Operações na Companhia desde 16 de agosto de 2021. Atuou como Consultor de Gestão de Mudança e Soluções de Negócios, junto, à Anglo American PLC, tendo ocupado o cargo de Gerente Geral de Operações, na mesma empresa, de julho de 2017 a julho de 2020. Anteriormente, atuou junto à Vale S.A. de setembro de 2014 a julho de 2017, na posição de Gerente Executivo do Complexo Paraopeba, sendo responsável pela operação e manutenção de todo o sistema produtivo da Mina até Terminais Ferroviários da companhia. É Engenheiro de Minas formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (“UFMG”), com especialização em Empreendedorismo pela Badson College e MBA em Gestão Industrial pela Fundação Getúlio Vargas (“FGV”).

COMITÊ DE AUDITORIA
Nome
Angélica Maria de Queiroz

Ocupa o cargo de membro do Comitê de Auditoria da Companhia desde 28 de janeiro de 2021. Ocupou o cargo de membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia Siderúrgica Nacional (“CSN”) desde julho de 2018, tendo substituído o membro titular a partir de fevereiro de 2022 e eleita como Presidente do Conselho Fiscal da CSN em maio de 2022. Além disso, é membro do Corpo Consultivo do IBGT (Instituto Brasileiro de Gestão e Turnaround) desde 2005, sócia fundadora da Clear Horizon (2002), consultora em estratégia de empresas nacionais e internacionais, atuando nas áreas de suprimentos e distribuição, produção e vendas, administrativa e financeira e membro do Conselho Fiscal/Auditoria da ONG Américas Amigas. Foi consultora independente do Comitê de Auditoria da CSN de 2011 até 2017. É formada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-graduada em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro.

Beatriz Santos Martini

Ocupa o cargo de membro do Comitê de Auditoria da Companhia desde 04 de maio de 2022. Além disso, é membro suplente do Conselho Fiscal da Companhia Siderúrgica Nacional desde junho de 2018, Fundadora e sócia-administradora da BSM & Associados Ltda., com 27 anos de atuação no mercado, especialização em projetos de consultoria de Mudança Organizacional (Change Management) e líder de prática e consultora sênior desde 1993. Nos últimos 5 anos prestou consultoria para diversas empresas, tais como Makro, Casas Pernambucanas, Kroton Anhanguera, Marina Linhares Arquitetura, Supermercado CSD/Amigão (M&A). Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em Criatividade e em Tecnologia Educacional pela Fundação Armando Álvares Penteado e Coaching pelo Leading Group (Argentina).

YOSHIAKI NAKANO

Ocupa o cargo de membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde 21 de janeiro de 2021 e de membro do Comitê de Auditoria desde 28 de janeiro de 2021, sendo designado como Coordenador do Comitê de Auditoria da Companhia em 04 de maio de 2022. Além disso, desde 29 de abril de 2004 é membro independente do Conselho de Administração da Companhia Siderúrgica Nacional

(“CSN”) e também de seu Comitê de Auditoria desde 24 de junho de 2005, ocupando a função de presidente do Comitê de Auditoria desde 30 de outubro de 2017. Atua também como membro titular do Conselho de Administração da Transnordestina Logística S.A. (controlada em conjunto pela CSN) e membro independente do Conselho de Administração da CSN Cimentos S.A. (controlada CSN). Além disso, atua como Diretor da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo desde 2003. Nos últimos 5 anos, atuou como professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas, membro do Conselho Superior de Economia (COSEC) da FIESP/IRS e integrou o Conselho de Administração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP até 2015. Anteriormente, foi Secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com Mestrado e Doutorado na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.