A CSN realiza anualmente o inventário das emissões de gases de efeito estufa (GEE) seguindo as diretrizes do Greenhouse Gas – GHG Protocol, visando subsidiar o desenvolvimento de uma estratégia de gestão de carbono, mitigação de riscos e de adaptação às mudanças climáticas. A elaboração do inventário de emissões de GEE tem como principais objetivos:
A coleta de dados e análise individual de cada Unidade permite a definição de indicadores de performance, que estão diretamente relacionados aos custos operacionais, uma vez que as emissões estão ligadas à eficiência produtiva.
Por atuar de forma integrada, a CSN mantém significativos ganhos de eficiência produtivos, que resultam em menores emissões de carbono, entre eles:
O processo de elaboração do inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) envolve uma equipe multidisciplinar e a participação de mais de 80 pessoas das 15 unidades nas quais são calculadas as emissões.
A publicação do inventário de emissões visa demonstrar a transparência da Companhia quanto aos desafios que as mudanças climáticas globais exigem. Pelo quinto ano consecutivo, a CSN recebeu o selo Ouro do GHG Protocol por ter reportado as emissões de todas as suas unidades e essas terem sido submetidas à verificação externa por organismos de terceira parte.
Mais informações: https://www.ghgprotocolbrasil.com.br/
Atendendo à solicitação de investidores, a Companhia relata anualmente, desde 2010, ao Carbon Disclosure Project (CDP) as diretrizes seguidas com relação à mudança climática, Supply Cchain e Recursos Hídricos.
Mais informações: https://www.cdp.net