Mineração

Barragens

As diretrizes socioambientais da Companhia também compreendem o monitoramento das barragens, utilizadas para conter os rejeitos do processo de beneficiamento do minério de ferro.

A CSN mantém o Plano de Segurança de Barragem (PSB) e o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), que atendem à Portaria 70.389/2017 do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), atual Agência Nacional de Mineração (ANM). Os documentos informam os procedimentos para uma situação de emergência, bem como treinamentos com a população local. Há também atualizações dos estudos de contenção de barragens, que avaliam os potenciais impactos da ruptura de uma barragem baseados em modelagem matemática.

Seguindo as legislações vigentes, todas as barragens da CSN são auditadas por empresas independentes e especializadas no assunto, objetivando avaliar sua condição de estabilidade e identificar ações que garantam a segurança das estruturas.

 

Tipos de construção de barragem

 

Exemplo: A Barragem de Casa de Pedra segue o método A Jusante

 

 

 

Comunidades no Entorno

Ações de monitoramento de todas as barragens são realizadas periodicamente e contam com o auxílio de instrumentos específicos, inspeção visual diária na semana, além do controle hidráulico e auditorias externas para geração de relatórios de cada barragem controlada pela Companhia. Além das inspeções visuais, a CSN dispõe de um sistema automático com monitoramento instantâneo.

Atualmente, a CSN mantém um programa de inspeções gerais a cada 15 dias das barragens utilizando equipe própria especializada. De acordo com o resultado das vistorias, são programados os serviços de manutenção das estruturas.

O processo de simulados na Barragem Casa de Pedra é educativo e tem como objetivo preparar a comunidade do entorno a adotar um comportamento adequado em uma situação emergencial envolvendo a barragem. Para atingir essa adequação são necessárias algumas fases de treinamento: sensibilização, conhecimento do procedimento (plano de atendimento de emergência) e simulações para praticar o aprendizado. Essas simulações são aplicadas, inicialmente, em um nível de complexidade menor e aumentando conforme a resposta da comunidade durante os exercícios. As variáveis que envolvem o processo são simuladas o mais próximo possível da realidade. É um processo sistêmico, evolutivo e permanente.

 

Planta de Separação Magnética

A CSN Mineração investiu R$ 54 milhões em obras de instalação da planta de Concentração Magnética de Alta Intensidade das barragens B4 e B5, na unidade Casa de Pedra. A planta proporcionará a redução dos impactos ambientais, graças à menor geração de rejeitos. Além disso, contribuirá para o crescimento da produção de Casa de Pedra, por meio da geração de minério de ferro de alto teor.

Com capacidade de produção de 1,1 milhão de toneladas por ano de pellet feed (finos de pelotização), a nova planta de beneficiamento tem quatro separadores magnéticos de alta intensidade e processa tanto o rejeito de minério de ferro depositado nas barragens B4 e Casa de Pedra quanto o rejeito da planta central.

Mais informações: http://www.csn.com.br/

 

Comunidade


Programa de Visitas para diferentes públicos

  • Visita da Comunidade: a CSN Mineração recebe os moradores de Congonhas, em especial dos bairros localizados próximos à Barragem Casa de Pedra, bem como jornalistas e representantes de veículos de imprensa da região. É um momento para esclarecer todas as dúvidas relacionadas à segurança e à estabilidade das barragens, além de entender como são feitos os processos de monitoramento e fiscalização.
  • Visitas específicas com a população da cidade de Congonhas/MG para falar sobre a segurança da Barragem Casa de Pedra: a CSN Mineração fez reuniões com os moradores dos bairros Cristo Rei e Residencial Gualter Monteiro, em Congonhas, para compartilhar todas as informações a respeito da Barragem Casa de Pedra. Mais do que isso, a CSN Mineração tem promovido visitas dos moradores à própria barragem. Eles podem andar na estrutura, assistem palestras sobre a barragem e visitam a mina centenária. Além disso, a CSN instalou sirenes de alerta nos bairros, implantou pontos de encontro e rotas de fuga. A empresa também realizou dois simulados de emergência com os moradores. A Companhia também distribuiu uma cartilha informativa à população, a fim de que, conhecendo melhor a estrutura e a segurança da barragem, possa se sentir mais tranquila. Todas essas mesmas informações foram levadas às autoridades locais.
  • Comitê CSN Comunidade: constituído por órgãos, instituições e representantes de entidades de Congonhas para manter um canal de diálogo efetivo entre a empresa e a comunidade da cidade. A principal proposta da iniciativa é colocar a população congonhense por dentro das ações, investimentos e projetos futuros da Companhia, priorizando sempre a transparência. Os encontros periódicos acontecem na empresa e buscam tratar as demandas das comunidades e demais públicos.
  • Espaço Comunidade: casa estruturada em um dos bairros com influência da barragem para facilitar o acesso das pessoas às informações sobre a empresa, barragens, vagas de emprego etc.

 

Clique aqui para saber mais.