Pessoas

Ética e Transparência

 

Preocupada em assegurar a ética nas relações políticas, sociais e comerciais, a CSN estabeleceu a área de Compliance em 2016, por meio da qual implantou o Programa de Compliance Corporativo, com o objetivo de garantir que suas práticas estejam de acordo com as leis anticorrupção do Brasil e exterior, nos países em que a Companhia atua. A área é responsável por, entre outras tarefas, mapear os riscos inerentes às atividades, realizar treinamentos sobre o Código de Ética e garantir o cumprimento de leis e normas internas e externas. No documento também são mencionados temas relacionados a direitos humanos.

Desde então foram realizados treinamentos presenciais e virtuais focados no Código de Ética e na Norma Geral da Companhia sobre Detecção, Prevenção e Combate à Fraude e Corrupção, cujos conteúdos foram revistos para se tornarem mais modernos e acessíveis. Os documentos ficam disponíveis para todos os colaboradores próprios e terceiros, que também foram treinados em Compliance, tanto presencial quanto virtualmente.

O Canal de Denúncia foi reformulado, após a contratação de uma consultoria externa. A empresa conta com uma equipe de psicólogos que dá suporte ao atendimento das ligações, recebe e protocola as informações para a apuração por parte da CSN e eventuais medidas disciplinares. Os denunciantes têm o sigilo das informações garantido e podem ainda optar pelo anonimato.

A área conta com canais de comunicação para relatos de desvios de conduta ou suspeitas. A realização de denúncia, por parte de funcionários, intermediários, fornecedores, prestadores de serviço e público externo, se dá de maneira anônima ou identificada, mantendo-se o sigilo, confidencialidade e a garantia de não retaliação.

As formas de contato são:

Telefone: 0800-884-2006
E-mail externo: canal_denuncia@csn.com.br
E-mail interno: DIRETORIA DE RISCOS E COMPLIANCE
Correspondência:
A/C Diretoria de Riscos e Compliance
Av. Brig. Faria Lima, 3400 – 20º. Andar
Itaim Bibi – São Paulo – SP – CEP 04538-132

Colaboradores que estiverem fora do Brasil poderão fazer contato por correspondências ou envio de correio eletrônico.

Contamos ainda com um canal para dúvidas e informações adicionais com relação à compliance:

Telefone: +55 11 3049-7206
E-mail: compliance@csn.com.br

Colaboradores

O modelo de gestão de pessoas da CSN parte do pressuposto de que os colaboradores são o diferencial competitivo e a garantia para que a Companhia se destaque nos mercados em que atua. As ações estão estruturadas em cinco pilares, que somados resultam no engajamento e na retenção de talentos:

  • Atrair: Queremos pessoas de diferentes níveis e perfis que se identifiquem com nossa cultura e valores e que contribuam para o crescimento da Companhia. Buscamos talentos que equilibrem competências x entregas x atitudes e que apresentem potencial para o futuro, visando a alta performance organizacional e perpetuidade do negócio.
  • Alinhar: Por meio de ações e programas corporativos, engajamos nossos colaboradores quanto à cultura, essência, missão, visão, valores, código de ética e direcionadores estratégicos da empresa, de forma a motivá-los e comprometê-los com as diretrizes institucionais, fortalecendo a marca CSN e o orgulho de pertencimento.
  • Avaliar: Acompanhamos a performance (desempenho x competência) de nosso time, estimulando o autoconhecimento e desenvolvimento das pessoas e equipes. Este acompanhamento apoia práticas de gestão e fortalece a cultura de meritocracia, além de um ambiente de desenvolvimento contínuo, alta performance e transparência.
  • Desenvolver: Acreditamos na evolução pessoal de cada colaborador que constrói a história da CSN. O desenvolvimento do nosso time é uma das nossas prioridades, visando uma cultura de alta performance e garantindo a sucessão interna.
  • Recompensar: Reconhecemos e recompensamos nossos profissionais que apresentam performance diferenciada, proporcionando oportunidades para que estas pessoas cresçam na razão direta de seus resultados.

 

Conheça mais sobre esse tema nos nossos relatórios

CBS

Fundada em 1960, a Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional (CBS) é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC). O principal objetivo é administrar planos de previdência complementar para assegurar o bem-estar de seus participantes e de suas famílias.

A CBS segue o modelo de gestão baseado em risco, que estabelece critérios para monitoramento dos riscos de mercado, de crédito e de liquidez. A eficiência na gestão do fundo permite honrar os compromissos com os 34.472 participantes – 20.885 ativos, 8.792 aposentados e 4.795 pensionistas, em 2017.

Com o intuito de aprimorar o modelo de atuação e de valorizar ainda mais o patrimônio gerido, em 2017, foram realizados investimentos em iniciativas para alcançar os objetivos definidos no Planejamento Estratégico, que abrange o período de 2017 a 2020. A CBS também investiu no aprimoramento das suas práticas de governança e no fortalecimento dos seus padrões de segurança para proteger os negócios e preservar a liquidez, a solvência e o equilíbrio dos planos administrados.

 

Mais informações em https://www.cbsprev.com.br/

Saúde e Segurança do Trabalhador

A CSN sempre manteve práticas e treinou seus colaboradores visando à segurança durante os processos produtivos. Em 2016, a Companhia instituiu uma Gerência Corporativa de Segurança e lançou a Política Corporativa de Saúde e Segurança, ação preventiva válida para todos os segmentos de atuação da CSN e para todos os colaboradores (próprios e terceiros). No lançamento, foi divulgado o Manual de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, no qual constam orientações para guiar as ações de todos os colaboradores próprios e de empresas contratadas quanto ao comportamento proativo, cumprimento da legislação, mitigação e controle dos perigos, riscos e a prevenção de lesões e doenças ocupacionais.

Através de seu Manual de Gestão de Saúde e Segurança, a Companhia consegue relacionar as tratativas e Planos de Trabalho com diretrizes únicas, para todas as unidades do grupo, considerando as particularidades e cultura local. Este Manual conta com diretrizes para boas práticas através de dez elementos que visam abranger responsabilidades e definir as necessidades de ferramentas especificas de prevenção:

  • Compromisso e Liderança;
  • Comunicação;
  • Padrões e Procedimentos;
  • Diálogo Comportamental;
  • Gestão de Riscos;
  • Gerenciamento de Mudanças;
  • Requisitos Legais;
  • Planejamento;
  • Gestão de Fornecedores de Serviços;
  • Gerenciamento de Competências

 

Conheça mais sobre esse tema nos nossos relatórios.